Brasileira no Vale do Silício mostra os erros típicos dos novos empresários
DERLA CARDOSO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
A jovem empresária Bel Pesce, 25, já lançou dois livros sobre empreendedorismo, além de ter cursado administração, engenharia elétrica, ciências da computação, economia e matemática no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). Ela ficou conhecida também por ter aberto uma empresa no Vale do Silício, reduto de start-ups dos Estados Unidos. No Brasil, abriu a FazINOVA, escola de capacitação para empreendedores.
A primeira publicação dela, "A Menina do Vale", foi lançada em agosto de 2012 e ficou no topo de listas de livros mais vendidos. No início de maio deste ano, foi a vez de "Procuram-se Super-heróis". A autora, que também conta com as experiências de trabalho no Google e Microsoft, participará nesta quarta-feira (29) de um chat às 16h no iba, plataforma brasileira de conteúdo digital, para falar sobre os seus e-books.
Programa treina jovens para trabalhar em empresas iniciantes
Nutricionista do HC dá dicas para não engordar nos eventos corporativos
Cursos de MBA oferecem aulas de teatro para treinar alunos em liderança
Bel disse à Folha que pelo menos cinco erros podem ser evitados na hora de começar um novo negócio.
Criar o que ninguém quer
"Não adianta inventar um aplicativo que vende refrigerante e que o entrega em uma hora se qualquer pessoa pode achar a mesma bebida em qualquer padaria ao lado. É preciso vender algo que os consumidores realmente queiram e tenham necessidade. Ignorar as métricas das pesquisas também é algo comum. Se fez um aplicativo que cinco pessoas baixaram e nunca mais abriram é preciso descobrir o por que e não simplesmente deixar os dados de lado."
Contratar demais
"Tudo no começo é um aprendizado grande. Muitas pessoas contratam rápido demais porque acham que a situação está calma. Mas, no início de qualquer empresa a tranquilidade não é tão tranquila assim. Não é só passar de 10 para 90 pessoas e pronto. Além de envolver custos altos, envolve treinamento. Se o conhecimento estava só nos primeiros funcionários, eles terão que parar de executar as funções para treinar os novos. Isso faz com que se perda tempo e dinheiro."
Parentes e amigos sócios
"Não se apresse em relação aos sócios. É preciso escolher com muita calma e testar essas pessoas. Tem gente que pega o irmão ou o cunhado para trabalhar junto e às vezes isso funciona, mas nem sempre. Há pessoas que saem do trabalho por causa de um convite como esse e de repente não dá certo. É complicado. Se quer muito que uma pessoa próxima seja sócia, antes de pedir que ela saia da empresa que já está, tentem se encontrar durante a noite para tocar algum pequeno projeto da start-up e vê se dá certo primeiro."
Fazer tudo ao mesmo tempo
"Ter planos ambiciosos é bom, mas é preciso executá-los pouco a pouco. Não adianta dar passos largos demais. Quando uma empresa que está se estruturando devagar comete erros, eles serão pequenos. Mas, se o empreendedor quer crescer rápido demais, os erros podem ser grandes e isso irá machucar a empresa. No início é tudo incerto. Não adianta querer comprar um prédio e uma mobília perfeita agora. Não será da noite paro o dia que as coisas irão acontecer."
Modismo
"Negócios da moda não são sustentáveis porque já nascem com concorrentes. Não abra algo que não gosta só porque está todo mundo fazendo o mesmo. Os sites de compras coletivas são um exemplo. Já chegaram a ter milhares aqui no Brasil e muitos não duraram nem um ano. Era óbvio que não daria certo. Outra questão é começar a fazer algo que não gosta só por causa de dinheiro. Não precisa ser o primeiro em nada, mas é preciso ter cuidado."
Ayla Safir/Divulgação | ||
Bel Pesce dá dicas para empreendedor evitar erros comuns na hora de montar uma nova empresa |
+ Canais
+ Notícias sobre empregos
+ Livraria
- Livro traz poemas curtos em japonês, inglês e português
- Conheça o livro que inspirou o filme "O Bom Gigante Amigo"
- Violência doméstica é tema de romance de Lycia Barros
- Livro apresenta princípios do aiuverda, a medicina tradicional indiana
- Ganhe ingressos para assistir "Negócio das Arábias" na compra de livro
Publicidade
Publicidade
Publicidade