Publicidade
07/06/2013 - 14h28

Start-up cria aparelho que materializa os objetos que crianças imaginam

DERLA CARDOSO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A start-up chilena Thinker Thing desenvolve hoje o que muitas crianças sempre sonharam. A empresa transforma as imagens da mente em objetos reais através de uma máquina. O equipamento foi construído com financiamento do programa Start Up Chile e já criou a primeira criatura.

O sistema chamado de Monster Dreamer (sonhador monstro, em inglês) traz para o mundo real o que está no pensamento através dos dados de ondas cerebrais enviadas por um sensor colocado na cabeça.

Parque Tecnológico Itaipu seleciona start-ups para incubação no Paraná
Rio de Janeiro quer regularizar prazo de entrega de compras feitas pela internet

De acordo com Bryan Salt, diretor criativo do projeto, são utilizados informações do cérebro para desenvolver o modelo 3D a partir de uma "semente genética".

Divulgação/Thinker Thing
Sistema trabalha com respostas dos padrões cerebrais
Sistema trabalha com respostas dos padrões cerebrais

"Nós detectamos os padrões cerebrais do usuário do 'headset' e usamos para compreender a resposta emocional. Com isso, determinamos o estímulo visual com base em nosso sistema de evolução. É um sistema muito complicado", explicou.

O diretor diz que na prática é possível identificar o padrão de preferência das imagens da pessoa que está usando o aparelho.

Atualmente, sete pessoas trabalham na start-up. Segundo Salt, até o momento já foram gastos U$ 30 mil no desenvolvimento da ideia. A empresa ainda tem mais U$ 40 mil provenientes do Start Up Chile - montante pago para o primeiro ano de desenvolvimento.

"Estamos a procura de investidores para a nossa segunda fase. Nós lançaremos um aplicativo móvel com base no projeto para que as pessoas consigam ter suas próprias criaturas", disse à Folha.

O aplicativo, segundo ele, permitirá que qualquer pessoa com um telefone ou tablet possa ser capaz de criar modelos 3D para impressão ou apenas compartilhar as criações.

Thinker Thing/Divulgação
Aparelho criado pela start-up Thinker Thing do Chile
Aparelho criado pela start-up Thinker Thing do Chile

ESPERANÇA

Salt está há seis anos no Chile, mas é do Reino Unido. O motivo da mudança, segundo ele foi porque quando estava trabalhando em Barcelona, na Espanha, havia um crescente sentimento de tristeza no país.

"Eu trabalhei com equipes de jogos em todo o mundo e alguns dos mais éticos com quem me deparei foram os chilenos que trabalharam em Barcelona comigo. Então, vim para cá e me parece que o Chile é agora um lugar onde uma nova atitude está começando a surgir", contou o diretor que já passou pela Rússia, Japão, França, Espanha e Estados Unidos.

No dia 26 de junho, a equipe irá para uma escola no norte chileno para que crianças de oito anos usem o sistema para construir seus primeiros objetos.

"O que tem sido uma surpresa decepcionante para nós é que temos sido incapazes de encontrar qualquer empresa para patrocinar uma exposição dos trabalhos resultantes dessas crianças. Nós pensávamos que as companhias gostariam de ser associadas com o projeto, mas não tiveram interesse", afirmou.

Thinker Thing/Divulgação
Start-up chilena Thinker Thing materializa em 3D imagem da mente de criança
Start-up chilena Thinker Thing materializa em 3D imagem da mente de criança
 

Publicidade

 
Busca

Busque produtos e serviços


pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag