Publicidade
16/09/2012 - 06h04

Hyundai HB20 tem bons trunfos para enfrentar líder VW Gol

FELIPE NÓBREGA
ENVIADO ESPECIAL A COMANDATUBA (BA)

O primeiro compacto nacional da Hyundai não esconde a origem sul-coreana, caracterizada principalmente pelas linhas repletas de vincos da carroceria. Mas o sotaque é brasileiro, garante o fabricante.

Nacional, Hyundai HB20 terá concessionárias exclusivas
Dafra Next encara a Yamaha Fazer flex

O Volkswagen Gol, líder de vendas no mercado brasileiro, foi a referência durante todo o desenvolvimento do HB20, que começa a ser produzido a partir de 20 de setembro, em Piracicaba (SP).

Divulgação

A base mecânica é a mesma do compacto asiático Hyundai i20, que também é compartilhada com o Kia Picanto. Na comparação entre os "irmãos", o HB20 leva vantagem por oferecer dimensões mais generosas.

A versão de entrada do novo compacto nacional tem motor 1.0 flex de três cilindros (80 cv) e câmbio manual de cinco marchas. O preço começa em R$ 31.995.

O HB20 traz, de série, ar-condicionado, direção hidráulica, computador de bordo e airbag duplo. O acionamento elétrico dos vidros e das travas das portas estão disponíveis a partir da versão Comfort Plus (R$ 33.995).

Divulgação

Quem quiser o equipamento de som original com toca-CDs e entrada auxiliar USB terá de pagar R$ 995 a mais. Vale o investimento, pois o aparelho ajuda a compor o visual do painel.

Em um teste de 150 quilômetros, o compacto HB20 mostrou que está preparado para enfrentar os buracos do asfalto brasileiro. A suspensão filtra bem as imperfeições do piso e os bancos anatômicos acomodam bem os cinco ocupantes.

O novo Hyundai tem direção leve e rodar mais suave que o do Gol. Entretanto, em curvas rápidas, o rival da Volkswagen tem comportamento superior graças à firmeza da suspensão.

A versão com motor 1.6 (128 cv) do HB20 mantém a boa posição de guiar e é bem mais disposta. O câmbio manual de cinco marchas com relações curtas (o mesmo usado no Hyundai Veloster) ajuda a tirar o melhor proveito do conjunto.

O preço do Hyundai HB20 1.6 começa em R$ 36.995. Todas as versões com esse motor trazem freios ABS, além de maçanetas e retrovisores pintados na cor da carroceria.

Divulgação

A versão mais cara do modelo (R$ 47.995) tem rodas de liga leve aro 15, volante regulável em altura e profundidade, sensor de estacionamento e câmbio automático de quatro velocidades.

A Hyundai prevê vender 7.500 unidades do compacto HB20 por mês, média que será suficiente para posicioná-lo próximo ao ranking dos dez automóveis de passeio mais emplacados no Brasil.

FAMÍLIA

Além do hatch, mais dois modelos derivados da mesma plataforma estão confirmados.

No Salão de São Paulo, em outubro, será apresentada a versão aventureira, que competirá com Renault Sandero Stepway 1.6 (R$ 40,2 mil) e Volkswagen CrossFox 1.6 (R$ 47,5 mil).

Depois virá o sedã, que estreia em março de 2013.

A chegada dos compactos deverá aumentar a participação da Hyundai no mercado. De acordo com a Fenabrave (federação dos distribuidores), a empresa ocupa hoje a nona posição no ranking de vendas de carros de passeio e comerciais leves.

 

Publicidade

 

Publicidade

 
Busca

Encontre um veículo





pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag