Marcas despertam para o peso do design na eficiência de caminhões
RODRIGO LARA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
Um automóvel de passeio é construído para atender a variadas demandas, do transporte diário à oferta de desempenho.
- Legislação de emissões exige mudanças técnicas
- VUCs precisam levar mais carga mantendo dimensões pequenas
Quando o tema chega aos caminhões, a história muda: trata-se de um veículo destinado ao trabalho, cujos critérios para compra incluem sua capacidade de carga e outros atributos matemáticos, como o custo de manutenção.
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QUEBRA-VENTO - O design é determinante em um caminhão como o Volvo FH16. Considerado o mais potente do mundo, com 750 cv, ele adota soluções estéticas que visam a aprimorar a aerodinâmica e facilitar a manutenção, como a grade dianteira, que permite acessar componentes de maneira mais fácil. As inovações possibilitam que o caminhão emita menos poluentes que a versão anterior (700 cv) |
No entanto, há novos quesitos pesando nessa escolha, e o desenho dos brutos ganha destaque.
"Nossas pesquisas revelam que os clientes têm no design uma amostra de modernidade e eficiência do caminhão", afirma Marcel Bueno, supervisor da Ford Caminhões. Se antes a questão estética não era exatamente uma preocupação para o consumidor de veículos pesados, hoje é diferente.
"O produto precisa dizer a que veio, e um caminhão tem de parecer um caminhão. O design vai além das suas linhas externas, pois precisa ser fácil de usar, cumprir suas funções e ser confortável. Afinal, é um ambiente de trabalho", explica Kristofer Hansén, chefe mundial de design da Scania.
Essa nova visão resultou em caminhões mais distintos. Questões como "identidade de marca" também passaram a ser consideradas.
"Acredito que atraímos tanto o coração como o cérebro das pessoas. Também temos que compreender a realidade, o contexto de uso e as necessidades dos motoristas", afirma Rikard Orell, diretor de design da Volvo Trucks.
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CAMPEÃO 2013 - Eleito o "Caminhão do Ano 2013" na Europa, o Iveco Stralis Hi-Way tem grades e defletores pensados para direcionar o fluxo de ar e, assim, diminuir o consumo e as emissões. A iluminação diurna é feita por lâmpadas de LED, bem como nos carros modernos. O pacote de itens de série inclui controles de estabilidade e piloto automático adaptativo |
No caso dos pesados, a beleza deve estar a serviço da eficiência. A partir dessa ideia, a Iveco desenvolveu o atual Hi-Way, cujo desafio foi utilizar o design para reduzir o custo operacional dos clientes, com menor gasto de combustível e planos de manutenção mais em conta.
A Mercedes-Benz também segue essa linha. Durante o Salão de Hannover 2012, na Alemanha, a empresa apresentou um conceito que une o cavalo mecânico ao compartimento de cargas.
A novidade gera menores índices de consumo e de emissões.
A manutenção é outro aspecto importante. Ao desenhar um veículo pesado, as marcas levam em consideração a facilidade de acesso aos componentes mecânicos. "O design não é um fim em si, mas,sim, um dos fatores que contribuem para a melhor funcionalidade", afirma Orell.
Ele cita a grade dianteira dos caminhões da Volvo, que, além da função estética e aerodinâmica, é desenhada para ser fácil de limpar, o que simplifica a manutenção.
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BELEZA AMERICANA - A norte-americana Kenworth faz parte do grupo Paccar, que inclui também as marcas DAF e Peterbilt. A nova geração do modelo T680 foi apresentada em 2012, com mudanças que focaram a aerodinâmica. A extensão do teto visa a melhorar o desempenho na estrada, com menor consumo de combustível. Espaçosa, a cabine pode ser usada como escritório |
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POR DENTRO - Além das mudanças no exterior, uma das principais evoluções dos caminhões nos últimos anos pode ser vista nas cabines, cada vez mais parecidas com as apresentadas em automóveis de luxo. |
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