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04/11/2012 - 03h00

Presidente do Pão de Açúcar quer dar mais incentivos para funcionários

TALITA FERNANDES
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Enéas César Pestana Neto é presidente do grupo Pão de Açúcar, que hoje tem mais de 1.800 lojas --vão desde mercados de vários portes até redes especializadas, como Ponto Frio e Casas Bahia.

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O grupo tem estratégia agressiva de expansão para os próximos três anos, mas se vê em conflito com a família Klein, fundadora das Casas Bahia. A família vê distorções no valor de venda na fusão, em 2010. O grupo nega.

Pestana Neto é natural de São Paulo, casado e pai de três filhos. Diz que tem se dedicado profundamente para oferecer cada vez mais incentivos e recompensas aos colaboradores da companhia.

Avener Prado/Folhapress
Enéas Cesar Pestana Neto, 49 anos, presidente do Pão de Açúcar
Enéas Cesar Pestana Neto, presidente do Grupo Pão de Açúcar

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Folha - Que estratégia de inovação considera adequada?

Enéas César Pestana Neto - A estratégia que consegue antecipar necessidades de maneira sustentada. É isso que norteia os nossos projetos de inovação. Investimos muito em pesquisas que apontem as tendências de comportamento, consumo e desejos dos consumidores, dos colaboradores e da nossa sociedade.

Que ação de retenção de talentos a empresa adota?

A nossa gente está no centro do nosso modelo de negócios. Atuamos com benefícios e programas que reforçam os valores do grupo e em linha com as expectativas dos nossos colaboradores --não só no ambiente profissional, mas também na vida pessoal.

Como motivar uma equipe?

O funcionário se sente mais motivado quando percebe que a companhia está atenta, que o reconhece e o respeita. Com resultados melhores, é possível investir cada vez mais nas pessoas.

É nesse círculo virtuoso que acredito e no qual tenho me dedicado profundamente para que, a partir da meritocracia, o grupo ofereça cada vez mais ações de desenvolvimento, incentivos, recompensas, prêmios e bonificações.

Em um mundo conectado e globalizado, o conceito de liderança é diferente? Como?

A velocidade dos negócios e das decisões exige que as lideranças tenham mais autonomia e liberdade. Acredito na responsabilização a partir de um time formado por pessoas certas nos lugares certos, sabendo a importância do seu papel na companhia.

Quais as dificuldades e oportunidades para o grupo nos próximos dez anos?

Temos uma meta de abertura de 400 lojas até 2014. É uma expansão que atende às necessidades de uma sociedade cada vez mais complexa. As famílias estão menores, mais pessoas moram sozinhas e, acompanhando o crescimento do uso de redes sociais, o consumidor está mais participativo.

Essas mudanças estão redefinindo o modo como nos relacionamos com esse público e como entregamos uma melhor experiência de compra em diferentes segmentos, com investimentos em múltiplos canais e formatos.

Existe uma frase motivacional que a empresa adota?

"Queremos que você seja feliz aqui." Essa frase surgiu de modo despretensioso, em uma das cartas que costumo enviar aos colaboradores. A partir do retorno positivo dessa mensagem, ela foi escolhida para dar nome ao movimento de cultura corporativa que hoje norteia muitas das diretrizes de gestão de gente do grupo Pão de Açúcar.

 

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