Estudo mostra como profissionais usam redes sociais para procurar vagas
ROGÉRIO DE MORAES
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
O "networking" (rede de contatos) é hoje um dos principais recursos na hora da recolocação profissional, e as redes sociais se destacam na hora de construir e interagir com outros profissionais.
Presidente da Standard & Poor's diz que diploma não é o mais importante
Presidente da Hypermarcas diz que proximidade com poder estimula carreira
Executiva da Duke Energy explica que chances não aparecem de forma linear
Pesquisa recente realizada pela consultoria Boucinhas & Campos mostrou que 49% dos entrevistados usam as redes sociais para encontrar emprego. O LinkedIn, rede social voltada para contatos profissionais, lidera com 72% das respostas e o Facebook, com 56%, vem em seguida.
Na mesma pesquisa, 31% dos entrevistados disseram acompanhar, por meio das redes sociais, as empresas nas quais gostariam de trabalhar. Um dado que se alinha com o fato de que 62% dos que estão empregados se dizem dispostos a mudar de emprego.
TENDÊNCIA
Tiago Viana, gerente-geral da Boucinhas & Campos, afirma que ficará ainda mais forte a tendência de usar a rede de contatos como forma de alavancar a carreira. "O uso de redes sociais na hora de avaliar um candidato já é bastante comum nas empresas."
De acordo com a organização não governamental "The Conference Board", que produz pesquisas sobre o mundo corporativo, a maioria dos altos executivos tem perfil em redes sociais --80,4% dos entrevistados estão no LinkedIn e 68,7% usam o Facebook.
O levantamento foi realizado com 184 presidentes de empresas, membros de conselhos de administração e executivos seniores na América do Norte. As respostas foram colhidas entre maio e junho deste ano.
O LinkedIn encoraja os profissionais que têm perfil no site a tentar contato com altos executivos. Lindsey Pollak, porta-voz da rede, dá dicas para quem quer se conectar com "estrelas" da área de atuação. A primeira é manter um perfil completo. A segunda é pesquisar sobre cada executivo para mandar uma mensagem sob medida.
"Um grande erro que as pessoas fazem quando contatam VIPs pelo LinkedIn é escrever mensagens longas e vagas [...]. É preciso ser direto sobre quem é você e o que você quer perguntar a essa pessoa."
+ CANAIS
+ NOTÍCIAS SOBRE EMPREGOS
- Empresa de telefonia abre vagas com salário de até R$ 3.240
- Raízen abre inscrições para seu programa de estágio
- Rede de Hospitais São Camilo oferece 46 vagas para trainees
- 74% dos funcionários procuram ou estão abertos a propostas de emprego, diz site
- EDP abre inscrições para seu programa de estágio
- Semdet de São Paulo oferece 200 vagas para cursos gratuitos em 2013
Livraria
+ Livraria
- Livro traz poemas curtos em japonês, inglês e português
- Conheça o livro que inspirou o filme "O Bom Gigante Amigo"
- Violência doméstica é tema de romance de Lycia Barros
- Livro apresenta princípios do aiuverda, a medicina tradicional indiana
- Ganhe ingressos para assistir "Negócio das Arábias" na compra de livro
Publicidade
Publicidade
Publicidade