Publicidade
27/01/2013 - 05h50

Pós-graduação aumenta chance de ter aumento de salário, diz estudo

REINALDO CHAVES
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Apostar em uma pós-graduação amplia, sim, as chances de aumento de salário ou uma promoção. Pesquisa da consultoria Robert Half com executivos brasileiros de alta e média gerência mostrou que 66% dos profissionais com um MBA ou com pós-graduação tiveram alta salarial após a realização do curso.

Dentre os profissionais que tiveram alta salarial após a conclusão do MBA ou de especializações, pelo menos 22% receberam mais que o dobro do salário que ganhavam antes do curso.

Cresce número de alunos que opta por pós a distância; oferta gratuita avança
Estudar em instituição de excelência abre oportunidades em pesquisa
Califórnia prepara grande teste de cursos universitários pela internet

Mais de 30% tiveram aumento de remuneração entre 20% e 50%.

O consultor e professor de gestão de projetos da Fundação Vanzolini José Renato Sátiro afirma que a pós-graduação tem hoje no Brasil a reputação que os cursos de graduação tinham há 15 anos.

"A graduação era o diferencial naquela época. Hoje, com a baixa qualidade das graduações e falta de mão de obra especializada, a pós virou atributo de seleção ou promoção."

Mas ele os conhecimentos adquiridos na especialização só serão recompensados caso o funcionário mostre mais eficiência em seu trabalho.

O levantamento ouviu 50 executivos de média e alta gerência do Brasil das áreas de TI, marketing e vendas, engenharia, finanças e contabilidade e mercado financeiro.

FOCO ERRADO

A decisão de realizar uma pós-graduação, muitas vezes, é feita com o objetivo de mudar de emprego.

Para Fábio Saad, gerente sênior de recrutamento e de seleção da Robert Half, esse foco pode estar errado.

"Uma pós tem menor relevância para trocar de emprego. A experiência profissional ou fluência em idiomas têm peso maior."

Nos processos seletivos as empresas normalmente valorizam mais, por ordem de importância, experiência profissional, evolução na carreira, idiomas fluentes, cursos de especialização como MBA e pós, e comportamento.

Ainda segundo Saad, uma pós ajuda em uma mudança de emprego apenas por melhorar o network.

"Uma pós ou MBA só vira critério de eliminação para altos cargos, como diretor ou gerente-geral, normalmente quando grandes empresas precisam se instalar em uma região nova e procuram um profissional sênior", explica.

Outra abordagem errada na opção por uma pós também pode acontecer durante a escolha do curso.

Para Sátiro, já existem no Brasil pós-graduações criadas baseadas em modismos de mercado ou com currículos muito amplos.

"Uma boa pós tem que ter uma seleção rigorosa dos alunos, eles precisam ter o perfil do curso. Também é muito importante que o estudante tenha uma vivência profissional antes de se matricular em uma especialização, assim vai aproveitar melhor as aulas."

Carolina Daffara/Editoria de Arte
 

Publicidade

 
Busca

Encontre vagas




pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag