Publicidade
31/01/2013 - 07h51

Candidatos que são entrevistados pela manhã têm mais sucesso, diz estudo

DE SÃO PAULO

Um estudo da Wharton School (Universidade da Pennsylvania) e da Harvard Business School sugere que os primeiros candidatos ouvidos pelos recrutadores têm mais chance de conquistar uma vaga.

Senadores dos EUA querem foco em cientista na reforma das leis de imigração
Cresce a importância do 'QI' para contratações nos EUA
Saiba as palavras certas que você deve incluir no seu currículo em inglês

Os autores da pesquisa observaram que entrevistadores que escolhiam candidatos para um curso de MBA tendiam a dar notas aos estudantes baseados nas notas que já haviam dado naquele dia _e não baseados nas entrevistas que fizeram durante todo o processo seletivo.

"Assim como os jogadores apostam no vermelho depois que a roleta para no vermelho quatro vezes seguida, um entrevistador aposta em 'ruim' depois que entrevistou quatro 'bons' seguidos", destaca uma nota enviada à imprensa pelo periódico Psychological Science, que publicou a pesquisa.

"A diferença neste caso é que o entrevistador controla a roda", completa a nota.

Para concluir o estudo, os pesquisadores analisaram 9.000 entrevistas para a entrada no MBA de uma escola de negócios americana, cujo nome não foi divulgado. As estatísticas abrangem quase 10 anos.

Tessa Deutsch, da consultoria de recrutamento americana Glocap, relativiza as conclusões do estudo.

Segundo ela, que falou ao site "Life Inc", para certos tipos de trabalho, há poucos candidatos que participam do processo seletivo que realmente estão aptos para o posto.

 

Publicidade

 
Busca

Encontre vagas




pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag