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02/06/2013 - 01h01

Confira 4 dicas para escolher quem será promovido na empresa

DE SÃO PAULO

Ao planejar a sucessão para um cargo, é preciso dispor de critérios objetivos, opiniões qualificadas e fazer previsões, diz Barbara Toth, 39, diretora da D&A Consulting, que faz avaliações comportamentais. "Você mexe com a vida das pessoas e diz quem tem e quem não tem potencial. Por isso, é preciso atuar com muita seriedade."

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Arquivo pessoal
Barbara Toth, 39, diretora da D&A Consulting
Barbara Toth, 39, diretora da D&A Consulting

INDIQUE O FUTURO
Elabore planos de sucessão para bons profissionais, mesmo que não haja possibilidade de promoção hoje. O planejamento deve ser revisto anualmente, com base nos resultados apresentados

NÃO OLHE SÓ O PRESENTE
Alguém com bom desempenho hoje pode não se dar bem em outro cargo. É preciso adotar critérios como performance em ascensão, destaque em projetos e resultados maiores do que os esperados

ACOMPANHE DE PERTO
É recomendável ver, a cada 12 meses, se o profissional está dando conta do que você previu. O plano de sucessão é algo dinâmico: as exigências e as metas sempre mudam. Faça essa avaliação periodicamente

FAÇA UM TEATRO
Para auxiliar na escolha, aplique questionários comportamentais e simule situações em que os candidatos ajam como se estivessem no cargo pretendido

 

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