Publicidade
03/12/2013 - 06h22

Maserati prepara comemoração de centenário; veja os carros emblemáticos

DE SÃO PAULO

Montadora italiana de carros esportivos de luxo, a Maserati começa a preparar as comemorações do seu centenário. De dezembro deste ano até o do ano que vem, a fabricante organizará uma série de eventos.

Maserati abre loja no país e anuncia preço de seu futuro sedã de luxo 'popular'
Quattroporte tem motor de Ferrari e comportamento de carro de luxo

O principal deles será um encontro automobilístico na cidade de Modena, agendado para setembro de 2014 e aberto a clientes e entusiastas do mundo inteiro.

Também no segundo semestre do ano que vem, a cidade-sede da empresa será palco de uma exposição de modelos icônicos, tanto de corrida quanto de passeio.

Para acompanhar as comemorações, a marca italiana disponibilizou um site que publicará informações técnicas e históricas sobre seus modelos mais importantes.

HISTÓRIA
A Maserati foi fundada na cidade de Bolonha, região norte da Itália, em 1o dezembro de 1914 pelos irmãos Alfieri, Ettore e Ernesto Maserati. Os três eram apaixonados por velocidade.

Em 1926, a empresa apresentou o seu primeiro carro de corrida. Batizado de Tipo 26, o bólido teve uma estreia vitoriosa na competição Targa Florio, uma das mais antigas corridas automobilísticas no país da "bota".

A montadora apresentou seu primeiro carro de passeio em 1947. O nome A6 Tourer foi uma homenagem a Alfieri (por isso a letra A), e o número mostra quantos cilindros o motor do modelo possuia (seis cilindros, em linha).

A bordo de um Maserati 250 F, o piloto argentino Juan Manuel Fangio sagrou-se campeão da temporada de 1957 da Fórmula 1.

Um dos mais cultuados, porém, foi a primeira geração do Quattroporte, considerado o primeiro sedã de luxo com alto desempenho. Foi apresentado em 1963 e tinha motor V8 com aproximadamente 250 cv, bastante para os padrões da época.

No Brasil, a marca inaugurou no mês passado a sua primeira concessionária, preparando-se para receber dois modelos inéditos: o sedã de entrada Ghibli, cujo preço ficará entre R$ 590 mil e R$ 690 mil, e um utilitário esportivo inédito, que deverá ser apresentado no Salão de Detroit (EUA), no início do ano.

 

Publicidade

 

Publicidade

 
Busca

Encontre um veículo





pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag