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Currículo

No Papel

Um bom currículo traz apresentação pessoal (nome, endereço e idade), formas de contato (telefones e e-mail), formação, objetivos profissionais, histórico profissional e habilidades técnicas (fluência em idiomas e conhecimento em informática, por exemplo).

Dicas para um bom currículo

  • Use uma fonte atraente, simples (as mais indicadas são Verdana ou Arial corpo 12);
  • Organize o currículo para facilitar a leitura do recrutador;
  • Tome cuidado com erros de grafia e gramaticais _pedir para outra pessoa ler ajuda a minimizar erros;
  • Em currículos em sistemas on-line (como o LinkedIn), é interessante fazer versões em português e em inglês, se tiver fluência nos idiomas

Ordem dos dados

Apresente-se colocando seus dados pessoais (nome, idade e endereço).

É imprescindível especificar seu objetivo, ou seja, mencionar em que área pretende trabalhar ou que cargo deseja assumir.

Em seguida, acrescente a formação, com destaque para cursos de nível superior e de pós-graduação (como MBA e especialização).

Após a apresentação vem o histórico profissional. Comece pela experiência mais recente, com detalhes como o período em que trabalhou em determinada empresa, cargos ocupados, responsabilidades e resultados alcançados.

Caso já tenha passado por inúmeras empresas, ressalte as passagens mais importantes e condizentes com o objetivo profissional.

Preciso escrever carta de apresentação?

Não. Ela foi muito utilizada há alguns anos, mas hoje não é imprescindível, especialmente se repetir o que é descrito no currículo. Alguns consultores aprovam fazer introdução em e-mail que será enviado para alguém específico.

É melhor padronizar o currículo ou personalizar para cada empresa?

O currículo pode ser adaptado de acordo com os objetivos em cada empresa. Nesse caso, é preciso destacar o que é mais importante para cada vaga e que habilidades e experiências são relacionadas ao objetivo profissional que foi especificado para aquela companhia.

O que é dispensável num currículo?

  • Número de documentos pessoais;
  • Fotografia;
  • Carta de apresentação;
  • Autoavaliação;
  • Número de filhos;
  • Ações descritas em terceira 3ª pessoa (desenvolveu, fez, colaborou);
  • Viagens a passeio;
  • Tabelas com dados;
  • Textos extensos;
  • Vocabulário difícil;
  • Opiniões pessoais sobre determinada empresa
  • Estado civil

Principais erros

  • Supervalorizar habilidades e experiências (como dizer que liderou um projeto do qual apenas participou ou transformar inglês intermediário em avançado);
  • Limitar o currículo a uma página quando se tem mais informações relevantes para que o selecionador conheça seu histórico profissional;
  • Encher o currículo com informações irrelevantes, apenas para dar a impressão de “volume”;
  • Dados e números confidenciais (podem ser deixados para a entrevista);
  • Usar fontes com firulas _prefira as simples, como Verdana ou Arial corpo 12

Fontes: Alexandre Attauah (Robert Half); Bruna Dias (Cia de Talentos); Carolina Ignarra (Talento Incluir); Krista Canfield (LinkedIn); consultores da Asap




Na internet

Currículo on-line deve ser igual ao de papel?

Na internet, o currículo pode ter mais informação do que no papel, mas deve manter a objetividade, afirmam consultores. Assim será encontrado por programas que buscam documentos por meio de palavras-chave.

Como a empresa pode buscar alguém com determinada experiência, vale citar palestras, cursos on-line e interesses.

Objetivos profissionais devem ser mais bem explicados _há palavras diferentes para o mesmo significado, como secretária presidencial e secretária bilíngue.

Pessoas responsáveis por clientes podem incluir os mais relevantes. Isso aumentará as chances de o perfil aparecer em uma busca por palavras-chave, segundo Krista Canfield, gerente sênior de relações públicas do site.

Fontes: Alexandre Attauah (Robert Half); Bruna Dias (Cia de Talentos); Carolina Ignarra (Talento Incluir); Krista Canfield (LinkedIn); consultores da Asap




Exemplo

O que deve ser exposto em cada tópico do currículo, segundo consultores.

Nome, endereço e idade.

  • Alguns consultores consideram não ser relevante informar estado civil e nacionalidade no currículo; outros orientam a incluir esses dados.

Contato

Telefones e e-mail

Objetivo

O candidato deve ser claro sobre o cargo que pretende ocupar, a área em que quer trabalhar e os projetos que deseja desenvolver.

Perfil profissional

Em forma de tópicos, descreva objetivamente atividades relevantes (como prêmios), seus pontos fortes e suas habilidades. Inclua de 3 a 6 tópicos, pois detalhes podem ser mencionados na entrevista presencial.

Se for jovem, detalhe aptidões profissionais e comportamentais para compensar a falta de experiência.

Formação

Informe nome de cursos que já fez (técnico com certificações, graduação, pós-graduação), nome das instituições, ano de conclusão do curso (ou de previsão de conclusão).

Idiomas

Liste apenas idiomas que conhece ou domina e informe o nível de conhecimento.

Exemplo: Inglês: leitura (fluente), escrita (intermediário), conversação (avançado)

Não é necessário colocar nome de escola ou nível em que está na instituição. Como não há um padrão entre as escolas, fica difícil para o avaliador estabelecer qual é o conhecimento da língua a partir dessa informação.

No caso de certificações de proficiência recentes, elas podem ser citadas, com a nota obtida.

Experiência profissional

Espaço para listar as empresas em que atuou (da atual para a mais antiga), o período em que ficou em cada uma, os cargos ocupados e as atividades realizadas (em forma de tópicos; no máximo seis).

É importante destacar realizações e resultados nos últimos empregos.

Profissionais com passagens por diversas empresas devem destacar as mais relevantes para o cargo pretendido. Se a empresa não for conhecida, mencione em que ramo ela atua.

Quem ficou fora do mercado por um período deve explicar o motivo. Não deixe lacunas de informação no currículo.

Referências profissionais

Alguns consultores recomendam incluir contatos de duas ou três pessoas com quem o candidato trabalhou e que possam falar sobre suas realizações e experiências.

Informações complementares

Se for o caso, incremente o currículo com informações como participação em grupos de discussão e atividades não profissionais, como hobbies, cursos complementares à formação, viagens internacionais e voluntariado.

Deficiência

Quem tem alguma deficiência deve especificá-la no currículo, tanto para aumentar chances em empresas que precisam contratar pessoas com esse perfil como para que a companhia se prepare para receber o candidato. Durante a conversa, o recrutador pode questionar sobre adaptações.

Fontes: Alexandre Attauah (Robert Half); Bruna Dias (Cia de Talentos); Carolina Ignarra (Talento Incluir); Krista Canfield (LinkedIn); consultores da Asap




Entrevista

Antes de ir para uma entrevista de emprego, é preciso se preparar. O essencial é fazer um balanço de objetivos e de qualidades e ter isso em mente, com clareza.

Informe-se sobre a empresa, o segmento em que atua e que produtos e serviços vende. Essas informações estão disponíveis no site da companhia. Pesquise também sobre a história da empresa e a situação de seu ramo de negócios.

Como se vestir para entrevista?

De maneira discreta e compatível com o ambiente de trabalho. Algumas empresas, como bancos e escritórios de advocacia, exigem trajes formais.

A maioria das companhias, porém, não exige formalidade. Segundo consultores, é melhor errar pelo excesso do que pela falta _é melhor se arrumar demais do que menos.

Algumas regras básicas são usar desodorante, evitar perfumes fortes e cuidar das unhas. Mulheres devem usar maquiagem e esmalte neutros.

Como agir na entrevista?

A entrevista é uma chance para candidato e empresa se conhecerem. O candidato deve prestar atenção às perguntas e respondê-las de modo calmo, firme e objetivo.

Para cada competência mencionada, é preciso citar dados que a comprovem _quem diz que é bom líder deve mostrar exemplos e resultados.

Aproveite a oportunidade para fazer todas as perguntas que desejar sobre a vaga e tirar dúvidas sobre o posto e a empresa.

Quais são os principais erros?

  • Dar respostas prontas e usar clichês, como definir perfeccionismo como seu maior defeito;
  • Falar mal de empresas em que atuou e de ex-colegas de trabalho;
  • Faltar sem avisar com antecedência;
  • Pedir salário exagerado, de mais de 50% do que recebe. É importante estar informado sobre a realidade do mercado e pedir, no máximo, 30% a mais;
  • Querer conduzir a entrevista em vez de responder aos questionamentos;
  • Faltar com a transparência quanto ao desligamento de empresas em que trabalhou. Quando o entrevistador vai checar as referências, a história nem sempre é confirmada pelos ex-gestores;
  • Perguntar sobre detalhes pouco importantes em uma primeira entrevista (como que modelo de celular a empresa oferece);
  • Demonstrar ansiedade em excesso, como ligar todos os dias para saber o andamento do processo

Posso ligar para a empresa se não receber resposta?

Sim. Na entrevista, peça uma previsão de prazo para preencher as vagas. Após esse período, se não houver resposta, pode-se ligar para a empresa responsável pelo processo de seleção.

Se o processo foi conduzido por uma empresa terceirizada, esta será responsável pela resposta, e não a empresa que oferece a vaga.

Fontes: Alexandre Attauah (Robert Half); Bruna Dias (Cia de Talentos); Carolina Ignarra (Talento Incluir); Krista Canfield (LinkedIn); consultores da Asap




Consultoria


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