Publicidade
22/09/2012 - 18h00

Vila Andrade é campeã de lançamentos residenciais na cidade de São Paulo

ANA MAGALHÃES
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A Folha estreia hoje a série Raio-X Imobiliário, que, durante 20 domingos, trará um retrato dos distritos paulistanos que mais receberam lançamentos nos últimos cinco anos.

Em parceria com a empresa de pesquisas Geoimovel, a série mapeia as ofertas imobiliárias de cada região, apontando quantas são, onde estão e quando custam os novos apartamentos à venda.

O mapa é interativo, o que permite ao leitor pesquisar com detalhes os dados de cada empreendimento, além de localizar os chamados pontos geradores de fluxo na região --como shoppings, escolas, restaurantes, bancos, parques, praças, entre outros.

A série também traz outras informações, como criminalidade, quantidade de área verde e oferta de transporte, que podem valorizar ou depreciar a área.

Metade da população da Vila Andrade mora em favelas
Monotrilho passará por cima do cemitério do Morumbi
"Vila Andrade tem vocação familiar", diz Secovi
"O trânsito na Vila Andrade é infernal", diz moradora
"É um bairro legal para crianças porque tem escolas e natureza"

Distrito da zona sul vizinho do Morumbi, a Vila Andrade é a campeã em lançamentos na capital nos últimos cinco anos. De acordo com o levantamento da Geoimovel, de janeiro de 2007 a agosto deste ano foram construídos 83 novos empreendimentos --mais do que o dobro de Pinheiros, que é um dos distritos com maior índice de valorização da cidade e que teve no período 31 lançamentos.

O preço do metro quadrado na região teve valorização de 68% no período e custa hoje, em média, R$ 5.359. Apesar da alta, o valor ainda é inferior à média da cidade, que é de R$ 7.185.

"Na Vila Andrade ainda é possível ter um imóvel melhor e mais barato do que em várias outras regiões de São Paulo", afirma Celso Amaral, diretor corporativo do Geoimovel e da Amaral D'Avila Engenharia.

O bairro também foi o que mais cresceu em termos populacionais na última década --ganhou 53 mil novos moradores, um aumento de 73%, de acordo com o IBGE. A onda migratória foi acompanhada pela verticalização e pelo desenvolvimento do bairro, que hoje tem maior oferta de comércio e serviços. Por outro lado, moradores queixam-se do trânsito e da violência.

"Há alguns anos, a Vila Andrade era outro mundo, era como viver fora da cidade. Era bem rural, era puro mato. A gente chegava na avenida Faria Lima em dez minutos. Hoje, o trânsito na região é infernal e tem muito assalto. Por outro lado, tem tudo no bairro, não é preciso sair daqui para comprar nada", analisa a empresária Lia Tulmann, 61, proprietária do restaurante Lia Gionro, localizado no Shopping Jardim Sul, e moradora da região há 30 anos. Apesar das críticas, Tulmann diz que "é uma apaixonada" pela região.

"É um bairro bem legal para crianças porque tem muitas escolas e muita natureza. Saio para passear com as crianças e vemos passarinhos, borboletas e árvores frutíferas. Para quem mora em outras regiões de São Paulo, isso é raro", conta Luciana Pimentel, 33, casada, mãe de dois filhos e moradora do bairro há dois anos.

Famosa por suas áreas verdes, a Vila Andrade é também conhecida por sua desigualdade social. Ali está o bairro Panamby, um dos mais luxuosos da cidade, e a favela Paraisópolis, a maior de São Paulo, com cerca de 62 mil moradores.

Carolina Daffara/Folhapress
Raio-x Vila Andrade
Raio-x Vila Andrade
 

Publicidade

 
Busca

Encontre um imóvel









pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag