Publicidade
09/06/2013 - 03h00

Mil produtores ganham US$ 100 mil por ano

FELIPE GUTIERREZ
DE SÃO PAULO

A propaganda que aparece antes do vídeo, que chega a irritar usuários do YouTube, faz com que a produção dos clipes do site se profissionalize, diz Bibiana Leite, 34, gerente de parcerias do YouTube para a América Latina.

Segundo ela, mais de mil parceiros do site recebem US$ 100 mil (ou mais) por ano só com esses anúncios. Ela diz que, no Brasil, há 58 milhões de visitantes únicos por mês. Veja trechos da entrevista.

Negócio de cliente oculto projeta faturar até R$ 3 milhões em 2013
Brasileiros ganham mais dinheiro no YouTube
Mansão funciona como 'albergue' para empreendedores

*

Folha - Como um produtor de vídeo consegue ganhar dinheiro com o YouTube?
Bibiana Leite - Basta que ele crie uma conta no site, faça um "upload" e escolha a opção para monetizar.

O site vai atrás de parceiros?
A gente se aproxima de alguns canais que vão bem.

Vocês dão apoio a eles?
Damos cursos on-line. O parceiro tem possibilidade de melhorar os vídeos -eles podem colocar pequenos links dentro do clipe ou legendas. E há muitas informações disponíveis -dá para saber, por exemplo, em qual momento os espectadores estão saindo da página e, assim, tomar decisões.
Também se vê de onde os usuários acessam: de tablets, computadores etc.

Quantos parceiros vocês têm no Brasil?
Milhares, mas não falamos o número exato. No mundo, há pelo menos mil parceiros que recebem mais de US$ 100 mil por ano só com as receitas de publicidade.

Como funciona esse mercado?
Existe um leilão por palavras-chave. De acordo com as categorias nas quais o vídeo se insere, o nosso sistema consegue identificar o tipo de conteúdo e aplica a publicidade relevante. Por exemplo, temos parceiros que fazem vídeos sobre maquiagem e exibimos anúncios relacionados a temas como saúde e beleza ou direcionados a esse público.

Como é a relação com as "networks" (redes) temáticas de canais no YouTube?
Eles agregam canais e dão consultoria aos produtores. Alguns deles têm até estúdios e oferecem apoio para que os criadores de conteúdo possam continuar. Têm equipe de vendas e assim conseguem dar escala a um canal específico. Eles podem procurar anunciantes diretamente, para campanhas específicas.

 

Publicidade

 
Busca

Busque produtos e serviços


pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag