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22/03/2015 - 02h00

Motores 1.0 três cilindros serão maioria entre os populares em 2016

EDUARDO SODRÉ
EDITOR-ADJUNTO DE "VEÍCULOS"

No início dos anos 1990, os carros compactos 1.0 ainda tinham ar de novidade. Entre eles estava o importado Suzuki Swift, único com três cilindros. Hoje, o que era exceção virou tendência.

Com a chegada dos novos Nissan Versa e March, nove veículos populares vendidos no Brasil oferecem versões com esse tipo de motor. Isso corresponde a 41% dos modelos disponíveis no segmento.

Até o fim de 2016, os tricilíndricos serão maioria no mercado. Nesse caso, menos é mais: as tecnologias empregadas nesses motores permitiu que superassem em desempenho e consumo os 1.0 com quatro cilindros, que dominaram o mercado nos últimos 20 anos.

O Nissan Versa tem o comprimento de um sedã médio, mas seu preço e motor o posicionam entre os compactos. É o que oferece mais espaço em seu segmento, além de trazer bom pacote de equipamentos. Contudo, o motor 1.0 não combina com porta-malas cheio. Quem precisa do carro para viajar deve optar pelo 1.6 16v

Coadjuvante na versão anterior, o March passou a ter papel mais relevante após o motor tricilíndrico, tendência ainda ausente em marcas de maior volume, como Fiat e GM. Ainda que lhe falte ser referência em algum quesito (como o espaçoso Versa ou o ágil Ka), o March atende a quem busca um carro econômico e bem acabado.

Mais potente da categoria (seu motor tem até 85 cv), o Ford Ka é também o mais equipado. De série, o compacto -que nesta geração abandonou a carroceria duas portas- traz direção com assistência elétrica, ar-condicionado, rádio com bluetooth e entrada USB, travas e vidros dianteiros elétricos. Na topo de linha, há controle de estabilidade e assistente de partida em rampas. Seu pecado está no acabamento interno, que merecia mais capricho

O projeto original do Ka não permitiria uma opção sedã do modelo, mas a geração atual comporta bem o volume adicional na traseira. O carro recebe o mesmo pacote de itens de série do hatch, que inclui direção com assistência elétrica e ar-condicionado. O bom desempenho obtido na pista de testes merece destaque

Há méritos para o Fox ser o carro mais vendido da VW: sua cabine é espaçosa, há boas sacadas de aproveitamento interno e a gama de opcionais é ampla (o preço pode superar os R$ 60 mil. O motor 1.0 apresenta números invejáveis de consumo. Só precisa melhorar a posição de guiar, que maltrata motoristas com mais de 1,70 m

O Up! foi o melhor compacto no quesito desempenho e dominou as provas de consumo no Ranking Folha-Mauá 2014. Leva cinco estrelas em segurança segundo o Latin NCAP e é bom de guiar. Tais predicados, no entanto, ainda não surtiram efeito nas vendas: apenas neste ano o compacto entrou na lista dos dez mais emplacados

Embora o Picanto já estivesse no Brasil, foi com o Hyundai HB20, lançado em 2012, que os consumidores brasileiros começaram a conhecer melhor os tricilíndricos -e, sobretudo, a gostar dessa alternativa entre os 1.0. O hatch ainda trouxe novos parâmetros de design à categoria, mas que começam a pedir uma renovação

Ao unir as qualidades do HB20 -bom desempenho, economia de combustível e bom acabamento- a um porta-malas de 450 litros, o HB20S chega à quarta colocação em vendas na categoria. O modelo 1.0 não passou pelo teste Folha-Mauá, mas seu desempenho é bem similar ao da versão hatch

 

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