Publicidade
03/12/2012 - 06h00

Confira dicas para "conversa informal" em inglês

ROBERT YOUNG
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Por mais que o mundo mude e que o tempo passe, parece que a humanidade não cessa de tentar compreender a complexidade das relações entre homens e mulheres, e a arte da "conversa informal".

Veja dicas para decorar "verbos frasais" em inglês
Veja dicas para negociar em inglês
Inglês é ferramenta de comunicação imprescindível para futuro
Texto escrito não deve trazer vícios da fala

Estou convencido de que daqui há mil anos ainda não teremos compreendido as diferenças entre os sexos, e gostaria de saber quando o segredo da conversa informal será totalmente desvendado.

Acompanhada do seu primo em primeiro grau --a apresentação-- a arte da conversa informal mete medo em qualquer um mesmo em sua própria língua. O que dizer então de dominá-la numa língua estrangeira?

Nunca me esqueço de um episódio da série Friends, em que Chandler fica preso num banco com uma modelo da Victoria´s Secret. Ele tinha uma oportunidade de ouro para "puxar conversa" com uma mulher muito atraente, mas não sabia por onde começar.

A comédia aqui é que muitos de nós sabemos exatamente como ele se sentiu porque provavelmente já vivemos alguma situação similar.

Sentir-se realmente pronto para puxar uma conversa informal significa primeiramente saber o que será discutido. Obviamente alguém precisa começar, mostrar interesse, aproveitar a oportunidade de conduzir ou mudar o assunto e então terminar o papo.

O preparo está em saber quais expressões serão usadas ao abordarmos determinado assunto. Para iniciar uma conversa, provavelmente não seria o ideal dizer: " Wow, you used to be fat and look at you now. You look great!" ("Uau, você era tão gorda, mas olhe para você agora. Está ótima!")

Talvez tentar algo mais sutil seria melhor, como " Excuse me, you're_aren't you?" or "I couldn't help noticing that you spoke portuguese. Are you from Brazil?" ("Com licença, você é.... não é?" ou "Não pude deixar de perceber que você fala português. Você é do Brasil?").

Ou, por exemplo, se você estiver participando de uma conversa chata sobre impostos, política ou problemas alérgicos devido ao tempo, então você pode mostrar interesse apenas usando expressões como "uh-huh", "I see" or "right" ("aham" ou "entendo" ou "certo").

Para ir além do trivial, será necessário estar preparado para conversar sobre certos assuntos como tempo, esportes, família, comida, entre outros. Isto significa estar pronto para usar vocabulário específico relacionado a tais situações.

Use sua memória como se fosse seu computador com arquivos específicos para cada assunto. Em tais arquivos você encontrará vocabulário e tópicos que tenha aprendido durante seus estudos a fim de desenvolver uma boa conversa.

Isto também ajudará você a se conectar com outras culturas e soar mais antenado com as diferenças culturais. Vamos supor que você trabalhe para uma empresa americana.

Seria conveniente aprender sobre as diferenças culturais entre as diversas regiões do país, pois certamente os brasileiros não gostam quando os americanos acham que o Brasil não tem diferenças culturais entre seus estados.

Eles ficariam satisfeitos em saber que você teve interesse em pesquisar sobre as variantes de cada região.

Lembre-se também que os americanos adoram perguntar: "What do you do?" O trabalho é extremamente importante para eles e eles certamente adoram conversar sobre isso.

Eles também podem perguntar: "How are you?" , que deve ser respondido com "I'm okay", "Great" ou do jeito que desejar, mas saiba que essa pergunta não é um convite para você começar a falar sobre sua dor de barriga no dia anterior devido a uma bela feijoada.

 

Publicidade

 
Busca

Encontre vagas




pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag