Publicidade
17/12/2012 - 05h00

Veja dicas para se dar bem em entrevista de emprego em inglês

ROBERT YOUNG
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Já tive a oportunidade de subir num palco e atuar diante de mais de mil pessoas, de fazer apresentações e ministrar aulas e workshops. Nada disso, porém, me bota mais medo do que uma entrevista de emprego.

Confira dicas para "conversa informal" em inglês
Veja dicas para decorar "verbos frasais" em inglês
Veja dicas para negociar em inglês
Inglês é ferramenta de comunicação imprescindível para futuro
Texto escrito não deve trazer vícios da fala

Por alguma razão eu transpiro tanto que quase escorrego da cadeira. É tão desconfortável estar do outro lado da mesa, diante de alguém que olha o seu currículo por alguns segundos --que parecem horas-- enquanto diz "hmmm, interessante, muito interessante" e você não tem a menor ideia se aquilo significa algo bom ou ruim.

Assim me senti ao ser entrevistado no meu próprio país e em minha língua nativa. Imagino agora o quanto deve ser difícil para um brasileiro ter que fazer o mesmo, mas dentro do contexto cultural de uma empresa estrangeira e ainda por cima numa língua estrangeira.

Para enfrentar esses dois grandes obstáculos sem tropeçar e cair é necessário se preparar para as várias formas de entrevistas possíveis.

Não dá para adivinhar qual será exatamente o tipo de entrevista a que você será submetido, mas os dois mais encontrados são a tradicional e a comportamental.

Os entrevistadores do tipo tradicional provavelmente farão perguntas cujas respostas podem ser preparadas com antecedência, como "por que você gostaria de trabalhar nessa empresa?" ou " fale-me dos seus pontos fortes e fracos".

Já as entrevistas comportamentais são bem diferentes. As questões são mais hipotéticas, como por exemplo "imagine que são cinco da tarde de uma sexta, e segunda é feriado nacional, mas você tem uma emergência que tem que ser resolvida até terça de manhã.

Como diria à sua equipe que ela terá que trabalhar durante o final de semana? Se após a pergunta se instalar um silêncio perturbador, então você está encrencado.

Ainda que as entrevistas comportamentais provavelmente não sejam novidade no Brasil, é importante estar preparado para não passar apertos.

Lembre-se de que o cultura empresarial americana é calculista por natureza e que com questões comportamentais é possível mensurar o resultado num determinado contexto.

Isto significa que frases em inglês como " I'm a hard worker, I want to be successful and I am a team player" (sou esforçado, quero ser bem-sucedido e sei trabalhar em equipe) podem parecer vazias e clichê.

Muito provavelmente você será questionado sobre sua habilidade de resolver um problema logicamente, de lidar com conflitos e de trabalhar sob pressão.

Ao responder esse tipo de questão, fale de tarefas que você executou e atitudes que você tomou diante de problemas e quais foram os resultados.

Procure na internet por "action verbs and power words" para usar em currículos e entrevistas. Prepara-se, assim não terá que suar até escorregar da cadeira.

 

Publicidade

 
Busca

Encontre vagas




pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag